Internacional / Notícias / Tendências

A era dos tablets… também para bebés

Crianças com menos de dois anos podem desenvolver-se mais se forem estimuladas com tablets, durante curtos períodos de tempo e com acompanhamento. A garantia é da Academia das Ciências de França.

 

Se forem usados pouco tempo e com acompanhamento os tablets desenvolvem as crianças(Fotografia do morguefile, por  3rdworldman)

Se forem usados pouco tempo e com acompanhamento os tablets desenvolvem as crianças
(Fotografia do morguefile, por 3rdworldman)

Colocar os bebés a ver televisão é um velho hábito de muitos pais, uns fazem-no porque mantém a criança distraída, outros asseguram que a estimula.

A Academia das Ciências de França defende uma nova teoria, desenvolvida no estudo “As crianças e os ecrãs”. Segundo este parecer, os ecrãs não interativos não têm qualquer efeito positivo para as crianças. Pelo contrário, “podem levar ao aumento de peso, a um atraso na linguagem e a um défice de concentração e atenção”.

Por outro lado, a Academia defende que o uso de tablets é útil ao desenvolvimento sensório-motor do bebé. Porém, há que ter alguns cuidados: devem ser utilizados por curtos períodos de tempo, a criança deve estar acompanhada por pessoas mais velhas e, esta atividade, não deve substituir outras que são indispensáveis naquela idade, como os cubos de madeira e os peluches.

Informar os pais dos perigos do uso excessivo da televisão e motivá-los a estimularem os filhos de variadas formas (digitais e não digitais) é tarefa dos médicos e pediatras, defende a Academia das Ciências.

Este estudo foi desenvolvido com a colaboração da Fundação “La main à la pâté”, que procura contribuir para melhorar a qualidade da educação da ciência e tecnologia no ensino básico e secundário. Os resultados integram dados científicos recentes da área da neurobiologia, psicologia e ciências cognitivas.

O parecer da Academia estará disponível a partir de 29 de janeiro.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s