Internacional / Notícias / Tendências

Será o fim do mosquito da dengue?

Acabar com o mosquito que transmite a dengue pode vir a ser uma realidade.  Uma investigadora da Faculdade de Farmácia de Coimbra, Ângela Pizarro, descobriu um conjunto de plantas que podem servir de inseticida e repelente.

Mosquito que transmite a dengue pode ter os dias contados.(Fotografia do blog: http://onlyhealth.wordpress.com/2010/01/28/dengue-fever-facts/)

Mosquito que transmite a dengue pode ter os dias contados
(Fotografia do blog: http://onlyhealth.wordpress.com/2010/01/28/dengue-fever-facts/)

A descoberta surgiu enquanto a investigadora da Faculdade de Farmácia desenvolvia a tese final  da graduação sobre ‘Medicamentos e produtos à base de plantas’. Com este estudo, Ângela Bizarro encontrou plantas que têm poder inseticida e repelente e podem, assim, ajudar a extinguir o mosquito que transmite a dengue.

Segundo a investigadora, estas plantas crescem espontaneamente ou podem ser cultivadas, tanto em Portugal como na Europa.

Numa altura em que a Organização Mundial de Saúde revelou dados de um estudo que indica que a dengue pode vir a ser uma ameaça global, descobrir a forma de a extinguir seria um grande avanço na medicina.

Ângela Pizarro destacou as qualidades aromáticas destas plantas que, para além disso, têm também poderosos óleos, essenciais para travar o processo normal de transmissão da doença.

A dengue é uma doença infeciosa e a investigadora de Coimbra acredita que esta descoberta se poderá aplicar na parte da prevenção da mesma. Eliminar o mosquito do habitat, com inseticidas, e evitar a picada, utilizando repelentes naturais, são as ferramentas necessárias à prevenção.

Esta prevenção, a vir a ser aplicada, levará à extinção do mosquito porque este inseto precisa de sangue humano e animal para sobreviver.

Quanto a custos, ainda não foram desenvolvidos os estudos necessários para os conseguir quantificar.

Patrícia Silva

Artigos relacionados: Dengue é ameaça Global

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s