Internacional / Notícias / Tendências

Megaupload voltou

O site de armazenamento e partilha de ficheiros “Megaupload” reabriu, ontem, com novo nome: Mega. O conceito é o mesmo mas, segundo o fundador Kim Dotcom, o novo serviço traz algumas diferenças em relação ao anterior e é inteiramente legal.

Mega

Mega: novo site que vem substituir o Megaupload, fechado pelo FBI no ano passado

Em apenas 24 horas o novo site do informático Kim Dotcom conta já com mais de um milhão de utilizadores registados.

Um ano depois do FBI ter encerrado o site de armazenamento e partilha de ficheiros Megaupload, o fundador, que está sob acusação judicial, garantiu que o Mega “vai virar este mundo de pernas para o ar”.

Na altura, o empresário prometeu que “em poucos anos o Megaupload voltará ao ar”… afinal não foi preciso esperar tanto. Doze meses depois, o lançamento do programa aconteceu ontem, numa grande festa organizada na mansão de Dotcom, na Nova Zelândia.

Desta vez, o alemão não acredita que o FBI venha a ter algo para lhe apontar: “o Mega é provavelmente o site mais escrutinado da história da internet. Cada píxel daquele site foi analisado por advogados e é evidente que estamos a cumprir todas as leis” – assegurou.

O que aconteceu há um ano atrás?

O Megaupload foi desativado no dia 19 de janeiro do ano passado, quando o FBI acusou Kim Dotcom de integrar “uma enorme rede de pirataria virtual”. Depois disso, foram-lhe confiscados vários bens e foi  acusado de lavagem de dinheiro, espionagem e violação dos direitos de cópia.

“Este portal é tão legítimo como o Dropbox, o Boxnet e outros concorrentes” – assegurou o fundador que está em liberdade condicional à espera do julgamento, que deverá acontecer em março.

Está à espera na Nova Zelândia porque foi aí que foi detido mas enfrenta um pedido de extradição dos EUA. A justiça americana garante que o Megaupload ganhou de forma fraudulenta mais de 135 milhões de euros, oferecendo cópias piratas de filmes, programas de televisão e outros conteúdos.

Como funciona?

O novo programa oferece 50 GB de armazenamento gratuito, bem mais do que o Google Drive, que fornece aos utilizadores 5 GB e o Dropbox, com 2 GB de armazenamento. Mas se o utilizador precisar de mais espaço pode, também, aderir a planos com assinatura mensal que custam entre 10 a 30 euros.

Uma das grandes novidades é que o Mega vai criptografar todos os dados enviados pelos utilizadores.

Kim Dotcom explicou à imprensa inglesa o funcionamento da nova ferramenta: “depois de um upload o arquivo é criptografado e só poderá ser desbloqueado com a senha própria de cada utilizador, à qual só ele terá acesso. Tudo o que for enviado para o site permanecerá em privado”.

Sem acesso às senhas, o Mega não se responsabiliza pelo conteúdo carregado por quem utiliza esta ferramenta.

No entanto, esta privacidade pode permitir a difusão de conteúdos ilegais como a pornografia infantil, por exemplo. Nessas situações, os utilizadores devem entrar em contacto com a equipa que gere o site para que retire o conteúdo da internet.

Quem é Kim Dotcom?

Kim Dotcom é um empresário alemão de 39 anos. De acordo com a imprensa local, é uma das dez pessoas mais ricas da Nova Zelândia. Consideram-no um apaixonado por carros de luxo, mulheres e mansões.

Kim no lançamento do novo site: Mega, num evento na mansão do empresário na Nova Zelândia.(Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/internet/novo-megaupload-chega-a-1-milhao-de-usuarios-em-um-dia,ef89d68363d5c310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html)

Kim no lançamento do novo site: Mega, num evento na mansão do empresário na Nova Zelândia.
(Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/internet/novo-megaupload-chega-a-1-milhao-de-usuarios-em-um-dia,ef89d68363d5c310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html)

Aceda ao Mega e ganhe 50 GB de espaço para armazenar e partilhar ficheiros na internet.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s