Internacional

Estrangeiros já podem levar telemóveis para a Coreia do Norte

Na Coreia do Norte, os estrangeiros já podem levar os seus próprios telemóveis, se preencherem um formulário fornecendo o número internacional do aparelho às autoridades.

Telmóveis dos turistas só utilizados para tirar fotografias ou como despertador(Fonte:http://www.freedigitalphotos.net/)

Telmóveis dos turistas só utilizados para tirar fotografias ou como despertador
(Fonte:http://www.freedigitalphotos.net/)

Até agora, as autoridades Norte-Coreanas apreendiam os telemóveis dos turistas e devolviam-lhos no momento de saída do país. No entanto, ainda é impossivel fazer chamadas com telemóveis estrangeiros, só se pode utilizá-los para fotografar ou despertar.

Esta medida, entrou em vigor a 7 de janeiro, segundo um técnico egípcio da Koryolink, o consórcio entre o Egito e a Coreia do Norte que explora a rede 3G (terceira geração) no país.

“Negociámos duramente com os serviços de segurança da Coreia do Norte e só tivemos luz verde recentemente”, disse o técnico Egípcio, acrescentado que “isto não tem a ver com a viagem do presidente da Google”.

O presidente da Google, Eric Schmidt, e o ex-governador do Novo México, Bill Richardson, estiveram no início de Janeiro na Coreia do Norte. Uma das intenções da visita era pressionar a Coreia do Norte a abandonar as suas políticas nucleares e de armamento, mas a falta de acesso à Internet foi um dos temas que mais indignaram Eric Schmidt e o antigo governador Bill Richardson que o acompanhou.

Schmidt disse à BBC que “enquanto o mundo se torna crescentemente interligado, a decisão da Coreia do Norte de se manter virtualmente isolada vai afectar fortemente o seu mundo físico e o seu crescimento económico, dificultando a sua recuperação económica”.

Na Coreia do Norte vivem cerca de 24 milhões de pessoas, mas o acesso à internet é só para uma pequena elite e é muitas vezes monitorizado, pois existe apenas uma rede de internet interna (intranet), sem ligações ao resto do mundo. No país existem cerca de 1,5 milhões de telemóveis que pertencem a políticos, militares e empresários.

Tiago Torres

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s