Hiperlocal / Notícias

Comerciantes do Cais Sodré descontentes com os novos horários de funcionamento dos estabelecimentos

Os novos horários dos bares na zona Cais Sodré entram em vigor esta segunda-feira. O assunto não é novidade, a medida foi tomada devido as inúmeras queixas e reclamações dos moradores à autarquia de Lisboa.

 Comerciantes do Cais do Sodré criticam diferentes horários de funcionamento

Comerciantes do Cais do Sodré criticam diferentes horários de funcionamento
(Fonte: bairroalto-moradores.blogspot.com)

Os estabelecimentos no Cais Sodré estão divididos em dois grupo, o grupo I (cafés, esplanadas e restaurantes) e grupo II (discotecas e bares e casas de fado), até agora o grupo II tinha de encerrar às 04:00 e podiam reabrir às 06:00. Mas agora com um despacho da autarquia que entregou em vigor há duas semanas têm que encerrar na mesma as 04:00 e só podem reabrir às 12:00.

As novas regras foram bem aceites pelos moradores que pediam medidas para reduzir o ruído daquela zona.  Já os comerciantes não estão de acordo, esta madrugada disseram à agência Lusa que assim fica difícil competir com outros espaços da rua que não têm as mesmas limitações, tais como Jamaica, MusicBox e Menáge que são espaços que têm permissão para funcionar até às 06:00, ao contrário da grande maioria dos bares da zona.

Os comerciantes defendem uma “uniformização de horários” no Cais do Sodré.

“Com o despacho, é complicado conseguir compensar comercialmente. Por isso pedimos para abrir até às 06:00, até por uma questão de justiça”, disse o gerente da discoteca Transmission, Mário Rui, que costumava fazer festas em “after-hours”, das 06:00 às 08:00.

Os moradores do Cais do Sodré, consideram positiva a restrição dos horários de funcionamento dos bares e discotecas em “after hours” naquela zona, mas dizem que a questão principal, o ruído, continua por resolver.

Contactado pela Lusa, Carlos Ornelas, o representante dos hotéis, LX Boutique Hotel, do Hotel Bairro Alto e do Lisboa Carmo Hotel, vê nesta medida “um primeiro passo positivo” contra o ruído causado pelos frequentadores dos bares e discotecas.

Diz também que o Cais do Sodré é “uma mega discoteca de rua em que cada estabelecimento é um balcão”. Para Carlos Ornelas o ideal seria o Cais do Sodré ter um horário igual ao do Bairro Alto: fechar às 02:00 de semana e às 03 ao fim-de-semana.

A Polícia Municipal fiscaliza todas as semanas os espaços de animação noturna do Cais do Sodré e do Bairro Alto, no que diz respeito ao cumprimento de horários e de licenças.

Mafalda Pessanha

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s