Internacional / Notícias

Exército do Mali vai ser treinado por militares europeus

O Mali vai contar com a ajuda da União Europeia, para serenar a situação que o país atravessa. Serão enviados pela União Europeia 200 Homens para treinar o exército do Mali. Num momento em que o país Africano atravessa violentos e duros combates entre as forças governamentais e forças islâmicas.

200 homens serão chamados pela UE para ajudar o exército do Mali(Fonte: diariando.files.wordpress.com )

200 homens serão chamados pela UE para ajudar o exército do Mali
(Fonte: diariando.files.wordpress.com )

Foi anunciado esta quinta-feira que a União Europeia irá enviar duas centenas de militares para o Mali, com o objectivo de treinar as tropas locais que combatem os rebeldes islamitas.

De acordo com fontes diplomáticas da agência Reuters, esta decisão foi tomada após várias semanas de reuniões dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia afim de tentar resolver a crise que o norte da de África atravessa.

Serão 200 homens recrutados para esta missão, todos eles são elementos de segurança. Mas ainda não se sabe o grupo de países que irá enviar as suas milícias para o Mali.

Neste momento só a França tem as suas tropas a actuar em África quer em terra ou em pelo ar, ajudando assim as tropas do Mali que lutam contra as forças islamitas que têm tomado parte do seu país. Cerca de 1400 soldados foram enviados de França para África na semana passada, diz o ministro francês da Defesa, Jean- Yves Le Drian.

A noite de quarta para quinta-feira, foi passada no Mali, com violentos combates perto da cidade de Konna, que de acordo com Jean- Yves Le Drian, é um ponto estratégico que pode influenciar bastante o desenrolar do combate, quer no avanço ou na “travagem” do grupo de islamitas em direcção à capital do país, Bamako.

Umas das outras zonas que tem sido alvo que grandes combates, é Diabali, onde os batalhas são feitas corpo a corpo, e onde se encontra o exército francês a apoiar o poder militar do Mali.

O Mali, pode vir também a ser ajudada por outro país Africano, já que as autoridades de Bamako anunciaram na manhã de quinta-feira, a ajuda de tropas nigerianas para combaterem em Banama, local onde se encontra uma grande força de guerrilheiros islamitas.

Vasco Fiúza

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s