Nacional / Notícias

Nova tranche de 838,8 milhões de euros para ajudar Portugal

FMI aprovou nesta quarta-feira o desembolso de uma tranche de 838,8 milhões de euros para Portugal.(foto: duas-ou-tres-coisas.blogspot.pt)

FMI aprovou nesta quarta-feira o desembolso de uma tranche de 838,8 milhões de euros para Portugal.
(foto: duas-ou-tres-coisas.blogspot.pt)

Depois de dada “luz verde” à sexta avaliação do programa de ajustamento português, o Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou  hoje o desembolso de uma tranche de 838,8 milhões de euros para Portugal.

“Concluída a avaliação, um montante equivalente a 838,8 milhões de euros  fica imediatamente disponível”, aponta o FMI, em comunicado revelado esta noite.

Em janeiro a Comissão Europeia confirmou que o empréstimo português vai ser aumentado em “três a quatro mil milhões de euros”. As três instituições que formam a “troika” (FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) concederam a Portugal um empréstimo de 78 mil milhões de euros, que está a ser pago pelo país em várias tranches.

O FMI detalha medidas que “poderão aumentar a eficiência do  Estado, reduzindo a sua dimensão de forma a suportar a saída da crise”,  disse já o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas.

Numa conferência de imprensa dada na semana passada, Carlos Moedas disse também que o FMI propôs “um corte permanente na despesa de quatro mil milhões de euros a partir de 2014, que poderá ser precedido de uma redução de 800 milhões já este ano”.

Mafalda Pessanha

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s