Internacional / Notícias

Dengue é ameaça global

Um relatório da OMS revelou, ontem, que a Dengue pode vir a ser uma epidemia mundial. Esta é a única doença tropical autónoma, que se expandiu na última década.

 

O mosquito da dengue é o transmissor da doença. (Fotografia: morguefile.com, por Ariadna)

O mosquito da dengue é o transmissor da doença.
(Fotografia: morguefile.com, por Ariadna)

A Organização Mundial de Saúde divulgou, nesta quarta-feira, um relatório que assegura que os países lusófonos apresentam elevados índices de doenças tropicais. A dengue, a doença das chagas e a leishmaniose são algumas dessas enfermidades. Fazem parte de um grupo de 17 doenças tropicais.

A dengue é uma doença tropical que se propaga rapidamente. Segundo a OMS é uma “ameaça de pandemia” que infeta 50 milhões de pessoas em todos os continentes, a cada ano, garantiu uma fonte da agência noticiosa Reuters.

A dengue foi detetada na Europa em 2010. No último meio século a doença triplicou e tem-se expandido.

O especialista da OMS, Raman Velaywdhan, assegurou que “a doença está presente em 150 países e não há nenhuma região no mundo onde não esteja presente. Se não for controlada corretamente pode dispersar-se numa verdadeira pandemia”.

As alterações climáticas que fazem aumentar as temperaturas e as inundações, e o aumento da população e da circulação de mercadorias têm contribuído para a expansão silenciosa da doença.

O que é a dengue e como se transmite?

O mosquito ‘Aedes aegypt’ é o transmissor do vírus de dengue. O mosquito, depois de 8 a 12 dias de incubação extrínseca, está apto a transmitir o vírus.

A febre de dengue transmite-se aos humanos pela picada do mosquito.

Quais os sintomas?

Febre, dores de cabeça e dores nas articulações são os primeiros sintomas da doença. Quando a dengue evolui pode causar hemorragias e chega a ser mortal.

Existe tratamento?

Não existe uma vacina nem tratamentos específicos para a doença. A recomendação da OMS é que exista uma estratégia multidisciplinar, na qual estejam incluídos o diagnóstico, o controlo dos casos, a vigilância e o controlo da contaminação.

Portugal já teve casos de dengue?

Em Outubro de 2012 apareceram os primeiros casos de febre na Madeira e, segundo a Direção Geral de Saúde, afetaram quase duas mil pessoas. Mas o mosquito já tinha sido detetado na ilha em 2005.

Patrícia Silva

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s