Nacional / Notícias

67 novos agrupamentos escolares

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou, esta semana, a criação de 67 novos agrupamentos escolares. Uma das novas unidades engloba quase 4.000 alunos.

A reorganização criou 12 novos agrupamentos com mais de três mil alunos a seu cargo.(Fonte: Morguefile por solrac_gi_2nd)

A reorganização criou 12 novos agrupamentos com mais de três mil alunos a seu cargo.
(Fonte: Morguefile por solrac_gi_2nd)

Segundo a lista divulgada pelo ministério, a reorganização escolar, criou 12 novos agrupamentos com mais de mil alunos, destes apenas dois têm menos de mil alunos.

O agrupamento de escolas de São Vicente/ Telheiras e o de Virgílio Ferreira, ambos em Lisboa, agora unidos num novo agrupamento, representam um total de 3.953, sendo esta a maior unidade orgânica criada pela nova revisão da rede escolar.

Por o seu lado, a nova unidade no distrito de Aveiro, vai juntar a Escola Secundária de Santa Maria da Feira ao Agrupamento de Escolas Doutor Ferreira de Almeida, criando, assim, um agrupamento com 3.178 alunos. A nova unidade no distrito de Braga juntou o agrupamento de Escolas de Gualtar à Escola Secundária Carlos Amarante, criando, deste modo, um agrupamento com 3.251 alunos.

Os novos agrupamentos em Vouzela, com 802 alunos, e em Viana do Alentejo, com 807, são os dois únicos da lista que ficam abaixo do milhar de alunos.

De acordo com o comunicado à imprensa, o MEC defende que os agrupamentos criados no âmbito desta reorganização escolar «têm uma dimensão equilibrada e racional» e «têm em conta as características geográficas, a população escolar e os recursos humanos e materiais disponíveis.». Ainda no mesmo comunicado, o Ministério da Educação e Ciência esclarece também, que alguns agrupamentos resultam de propostas do próprio ministério, outros de propostas de autarquias ou escolas e agrupamentos de escolas.

João Valentim

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s