Internacional

Processo de resgate do Costa Concordia

Um ano depois do acidente do Costa concordia, a operação de resgate vai avançar. O processo envolve a construção de uma estrutura submarina,  com a ajuda de especialistas, tendo como objectivo fazer o barco voltar à sua posiçao original.

Passos da operação do resgate do navio Costa Concordia.(Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/bbc/2013-01-14/saiba-como-sera-o-resgate-do-costa-concordia.html)

Passos da operação do resgate do navio Costa Concordia.
(Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/bbc/2013-01-14/saiba-como-sera-o-resgate-do-costa-concordia.html)

O navio que chocou contra um rochedo na costa da ilha de Giglio, em Itália, no dia13 de janeiro do ano passado, está a ser objeto daquela que deverá ser a mais audaciosa operação de resgate até hoje realizada. As dimensões do navio tornam a operação extremamente complexa.

Os especialistas em resgate explicaram que o  principal objectivo está centrado na preocupação do navio não deslizar para o fundo do mar. Isso será evitado ao prender a embarcação com cabos ultrarresistentes fixados a mastros. Vai ser colocada uma placa de aço para segurar o casco do navio. Depois de instalados outros cabos e tanques de flutuação,são depositados sacos de areia e cimento debaixo do casco, e assim,  as plataformas submarinas conectados aos mastros são instaladas, para lhe dar maior sustentação.

Para garantir que os detritos não contaminem a água, vão utilizar uma técnica de circuito fechado e assim os  mastros serão perfurados no fundo do mar.

No final, após a instalação de todos esses equipamentos, o navio já poderá ser levado de volta para sua posição original, com a ajuda de uma máquina especial que irá puxá-lo gradualmente. Para  fazer o Costa Concordia flutuar normalmente, a água existente nos tanques será substituída por ar.

Estima-se que a operação seja concluída entre setembro e outubro deste ano.

Andreia Rodrigues

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s