Internacional / Notícias

Da cura ao vício, Holandês recebe indeminização

Um holandês irá receber 452 mil euros de indemnização da farmacêutica Eli Lilly, por ter ficado viciado no jogo ao tomar Permax, um medicamento contra o Parkinson.

Em Portugal, cerca de 20 mil portugueses sofrem de doença de Parkinson.(Fotografia do Foto do Gabinete de alzheimer Portugal)

Em Portugal, cerca de 20 mil portugueses sofrem de doença de Parkinson.
(Fotografia do Foto do Gabinete de alzheimer Portugal)

O tribunal de Utrecht decidiu que o homem de 69 anos, morador em Roterdão, Holanda, vai receber uma indeminização, considerando a falta de provas de que o homem tivesse compulsão para o jogo, antes de tomar o medicamento.

Segundo alegou o advogado de acusação em tribunal, a vítima passou a sofrer do vício do jogo, dependência que se chama “ludotapia”, depois de ter participado em testes com o medicamento Permax no final dos anos 90, que o fez ficar viciado no jogo, um comportamento que o levou a perder a mulher e o filho.

O holandês disse que nunca teve comportamentos de obsessão no passado. E avançou para os tribunais, acusando a farmacêutica norte-americana Eli Lilly, uma companhia destinada ao fabrico de medicamentos.

Em tribunal, a farmacêutica negou a existência de provas para uma convulsão provocada pelo Permax, já que o holandês não tem provas do vício do jogo, antes de usar o remédio.

O tribunal não ficou sensível a estes argumentos e determinou a condenação ao pagamento, o holandês acabou por ganhar a ação.

Em 2005, a Eli Lilly admitiu que algumas pessoas que tinham tomado o medicamento relataram um aumento na libido e no vício do jogo, o que levou as autoridades holandesas a incluir essa compulsão na lista dos efeitos secundários do medicamento.

Nos EUA, Canadá e Austrália já houve processos em tribunal contra a Eli Lilly devido aos efeitos secundários do Permax.

Em Portugal a farmacêutica Eli Lilly, não comercializa o medicamento, de acordo com o site oficial do Infarmed.

 

Andreia Rodrigues

Anúncios

One thought on “Da cura ao vício, Holandês recebe indeminização

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s