Nacional / Notícias / Tendências

Felicidade para maiores de 65 anos

Felicidário é um projeto desenvolvido por vários ilustradores que se juntaram à instituição Encontrar+se e à agência de publicidade Lintas para criar, diariamente, ilustrações com sugestões que trazem felicidade. Desde o início do mês e até ao final do ano, todos os trabalhos vão ser publicados na internet. A organização quer que, no final, o projeto passe, também, para o papel.

Para maiores de 65 anos e não só, esta é uma das sugestões do Felicidário.(Fotografia retirada da página oficial: http://felicidario.encontrarse.pt/)

Para maiores de 65 anos e não só, esta é uma das sugestões do Felicidário.
(Fotografia retirada da página oficial: http://felicidario.encontrarse.pt/)

“Felicidade é…” – A procura da felicidade não é de agora e tem, ao longo dos séculos, levado muita gente a desenvolver teorias sobre como a encontrar.

Abrir uma conta no facebook sem a ajuda do neto, saborear um banho de espuma, cantar num karaoke, experimentar uma comida nova, procurar um amigo de infância, cuidar de um jardim ou mesmo dar corda aos sapatos e acordar noutro país são, apenas, algumas das 365 ideias que vão ser publicadas para que, maiores de 65 anos, e não só, sejam mais felizes.

São ideias práticas e simples de concretizar. O Felicidário é um calendário criativo e motivador, um dicionário com 365 definições da palavra “felicidade” e um desbloqueador de sentimentos e ideias pré concebidas que só trazem infelicidade.

O projeto surgiu no seguimento do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que esteve em destaque em 2012. Daí o principal alvo dos ilustradores serem pessoas com mais de 65 anos.

O Felicidário está a ser desenvolvido pela Encontrar+se, uma instituição particular de solidariedade social que desenvolve soluções adequadas à reabilitação psicossocial das pessoas com doença mental grave, em parceria com a agência de publicidade Lintas.

Por agora, só existe em suporte digital, com acesso através do site do projeto ou das páginas de Facebook das instituições envolvidas. Mas a organização afirma que, no final, em 2014, está previsto que o calendário esteja, também, disponível em formato papel.

Matilde Moreira, psicóloga na instituição, explicou que “o ano acabou mas quisemos continuar com o projeto e com o foco nestas idades. Propusemos o Felicidário para proporcionar às pessoas com mais de 65 anos a possibilidade de terem sonhos, ideias e serem felizes. Acaba por ser um bocadinho contagiante“.

Até agora, são 13 os artistas convidados que ilustram esta jornada de 365 dias. No entanto, o leque de “empreiteiros para a felicidade” vai aumentar porque “temos recebido vários pedidos de ilustradores que gostariam de participar. À partida a equipa vai aumentar” – garantiu Matilde Moreira.

Felicidário é um criativo calendário e dicionário sobre a felicidade.(Fotografia da página oficial: http://felicidario.encontrarse.pt/)

Felicidário é um criativo calendário e dicionário sobre a felicidade.
(Fotografia da página oficial: http://felicidario.encontrarse.pt/)

“Se é difícil definir felicidade aos 20, aos 30 e aos 40, imaginem aos 60 ou aos 70. Foi por isso que nasceu o Felicidário.” – É assim que começa a auto descrição deste projeto. Uma página que promete surpreender todos os dias.

Visite a página oficial do projeto e descubra qual é a proposta sugerida para hoje.

E também a página do Facebook do Felicidário.

Patrícia Silva

Advertisements

2 thoughts on “Felicidade para maiores de 65 anos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s