Tendências

Leões africanos à beira da extinção

645 é o número de leões selvagens existentes na África Ocidental e Central, e 34 em toda a Nigéria. Em 25 países africanos já não restam nenhum.

Leões, uma especie em risco de desaparecer

Segundo o jornal britâncio Daily Mail, os investigadores têm registado um número cada vez mais baixo de leões selvagens em África e agora, o grupo de conservação da vida animal, LionAid, alerta para o perigo de extinção da espécie. De acordo com o grupo, já não existem leões em 25 países africanos e em outros dez, a espécie luta pela sobrevivência.

Esta espécie já está totalmente existinta em países como o Gana, Togo ou Costa do Marfim, permanecem apenas no Burkina Faso, na República Central Africana, nos Camarões e no Chade. Há trinta anos existiam cerca de 200 mil leões por todo o continente africano, mas agora existem apenas cerca de 15 mil a 32 mil leões em África.

“Tem existido um declínio catastrófico nas populações de leões em África, particularmente na África Ocidental”, afirmou Pieter Kat, responsável da LionAid, ao jornal britânico “The Guardian”. “Esses leões têm sido esquecidos pelas autoridades responsáveis, que não têm aplicado programas de proteção adequados para proteger a espécie”, acrescentou.

O Ministro do Interior da Nigéria, Yohanna Saidu, admitiu ao jornal britânico, que “as autoridades têm tentado proteger os leões, sem sucesso, e estão muito preocupados com o problema”.

O cenário é semelhante em outros países, a LionAid afirma, que restam apenas 40 leões no Senegal e que só existem cinco populações “viáveis” de leões em todo o continente africano (das mais de mil que existiam).

Para a LionAid, os leões “não são só uma das mais admiradas espécies em todo o mundo, mas são um componente vital do ecossistema africano”.

Catarina Castro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s