Internacional

Parlamento de Singapura vai ter primeira mulher presidente

Halimah Yacob, uma antiga advogada e atual ministra dos Assuntos Sociais e Família, vai presidir ao Parlamento da Singapura, tornando-se assim na primeira mulher a ocupar o cargo.

                          Halimah Yacob vai substituir Michael Palmer

Com 58 anos e mãe de 5 filhos, Halimah será a primeira mulher a desempenhar essa função, em substituição de Michael Palmer, depois de ter sido considerada candidata pelo governante do Partido de Ação Popular (PAP).

A ex-advogada que iniciou-se na política em 2001, recebeu todo o apoio do partido. Lee Hsien Loong, primeiro-ministro, elogiou a sua “voz prática e compassiva que ajudou à criação de políticas mais humanas”.

A nova presidente do Parlamento da cidade-estado de Singapura assumirá as funções de chefe de Estado na ausência do Presidente e Presidente do Conselho Presidencial, segundo a edição digital do “Asia One”.

Está previsto que o Parlamento aprove a nomeação de Halimah Yacob na próxima segunda-feira, já que o PAP conta com maioria absoluta.

Michael Palmer anunciou o seu abandono como deputado e presidente, a 19 de dezembro, depois de ter assumido o “grave erro” de ter mantido uma relação extraconjugal com uma funcionária que trabalhava na sua área eleitoral.

Catarina Castro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s