Internacional

FMI propõe cortes de 4 mil milhões de euros

O Jornal de Negócios divulgou hoje, um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), pedido pelo Governo, no qual constam propostas de cortes orçamentais permanentes que atingem os 4 mil milhões de euros.

Christine Lagarde - Diretora-Geral do FMI(Fonte:)

Christine Lagarde – Diretora-Geral do FMI
(Fonte: http://www.imf.org)

 

 Redução de salários e profissionais na área da Educação e na Saúde, cortes no Estado Social e nas forças de segurança, são algumas das áreas onde o FMI propõe que sejam efetuados os cortes.

O corte nos salários dos funcionários públicos e nas pensões, são os principais cortes para a diminuição dos gastos do Estado. Os salários mais baixos são alvo de um possível corte permanente, que é defendido pelo FMI.

Estas medidas “poderão aumentar a eficiência do Estado, reduzindo a sua dimensão de forma a suportar a saída da crise”.

A dispensa de 50 mil professores, que permitiria uma poupança até 710 milhões, e um aumento das propinas no ensino superior são outras opções presentes no relatório.

O relatório refere, ainda, que existem em Portugal classes profissionais que têm demasiados benefícios, nomeadamente os polícias, militares, professores, médicos e juízes.

António José Seguro, secretário-geral do PS, afirmou hoje à Lusa que “isto não está no memorando. Foi lá colocado pelo Governo para tapar erros da sua execução orçamental. A política de austeridade do custe o que custar deste Governo tem este resultado”. Tendo também deixado um alerta ao Governo “ o Partido Socialista não está disponível e quero deixar um aviso ao Primeiro-ministro: ele não tem mandato para fazer um corte desta natureza”.

Carlos Moedas, Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, em nome vai reagir, em nome do Governo, ao relatório do FMI às 16H.

Pode ler o relatório divulgado pelo Jornal de Negócios aqui: http://cdn.negocios.xl.pt/files/2013-01/09-01-2013_14_12_20Relat%C3%B3rio_do_FMI_com_propostas_para_cortes_na_despesa_em_Portugal.pdf

Mariana Paiva Cardoso

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s