Internacional

Papa Bento XVI quer paz no Médio Oriente

O Papa Bento XVI pediu, ontem, uma solução urgente para acabar com a crise humanitária que se vive no Médio Oriente, principalmente na Síria e na Palestina.  

 

O líder católico condena os massacres na Síria.Fotografia retirada de uma comunidade de seguidores do Papa Bento XVI no facebook

O líder católico condena os massacres na Síria.
(Fotografia retirada de uma comunidade de seguidores do Papa Bento XVI no facebook)

Na habitual mensagem de ano, com os representantes diplomáticos dos 179 países acreditados na Santa Sé, o Papa Bento XVI condenou os massacres na Síria, onde milhares de pessoas já morreram desde Março de 2011.

O líder católico pediu que as fações em combate na Síria larguem as armas e que “possa, o mais rápido possível, prevalecer um diálogo construtivo para acabar com um conflito que, se perdurar, não conhecerá vencedores mas apenas derrotados, deixando em campo atrás de si apenas ruínas” – afirmou.

Apelou, ainda, à diminuição das disparidades entre ricos e pobres e garantiu que a diplomacia internacional tem a responsabilidade de encontrar uma solução urgente para fazer frente a esta crise humanitária.

O continente Africano não foi esquecido, o Papa pediu cooperação entre todos os membros das sociedades no Norte de África. “Devendo ser garantida a cada um deles a plena cidadania, a liberdade de professar publicamente a sua religião e a possibilidade de contribuir para o bem comum” – acrescentou.

O Papa Bento XVI lembrou, também, outras regiões como o Iraque, o Líbano, a República Democrática do Congo, o Mali, a Nigéria e a República Centro-Africana, zonas onde as guerras perduram, muitas por causa do fanatismo religioso.

Bento XVI falou, ainda, da crise económica e garantiu que a União Europeia tem “decisões difíceis a tomar”.

O encarregado de negócios da embaixada junto ao Vaticano, Luís de Albuquerque Veloso e o conselheiro eclesiástico, monsenhor Fernando de Matos, foram os representantes portugueses que marcaram presença no encontro.

 Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s