Internacional

Oposição ameaça sair à rua se Chávez não for substituído por presidente do Parlamento

A oposição de Chávez pediu aos seus apoiantes para saírem à rua e exigirem que o presidente do Parlamento assuma as funções de chefe de Estado a partir de quinta-feira, caso Hugo Chávez, presidente eleito, não possa tomar posse nesse dia, como está previsto.

                                                                        Mensagens de apoio a Hugo Chávez

Julio Borges, deputado e coordenador do Primeiro Justicia, principal partido da oposição de Chávez, afirmou que o povo deve começar a manifestar-se e a revoltar-se contra um desrespeito da Constituição.

 “Existe uma regra muito clara na Constituição: quando o Presidente eleito não pode apresentar-se [para tomar posse], é a outra pessoa eleita, quer dizer o presidente da Assembleia Nacional, que deve assumir” as suas funções, afirmou ainda.

Diosdado Cabello, presidente do Parlamento e número três do regime, foi reeleito sábado para o cargo. O ex-militar sempre apoiou Hugo Chávez.

Apesar dos persistentes rumores sobre o seu estado de saúde, o Governo acredita que Chávez poderá assumir o cargo, logo que melhore.

Nicolás Maduro, vice-Presidente e sucessor designado por Hugo Chávez, afirmou que o Presidente continuará em funções mesmo que não compareça à tomada de posse.

Se a cerimónia de posse for adiada, Julio Borges disse que a oposição denunciará o que veria como manipulação da Constituição junto de organizações internacionais e embaixadas.

Catarina Castro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s