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Sapatos portugueses são sucesso mundial

Luís Onofre, empresário e designer português de 40 anos, exporta para todo o mundo sapatos de luxo fabricados em Oliveira de Azeméis.

Tudo começou em 1994 quando o estilista decidiu avançar com a criação da sua própria marca e assim contornar a crise provocada pela guerra do Golfo que se fez chegar ao sector do calçado. Numa altura em que a crise exigia às empresas criar oportunidades de negócio, Luís Onofre encontrou a solução.

“Na altura a empresa fundada pela minha avó em 1939, fabricava para algumas das mais conceituadas marcas mundiais. Vi na crise a oportunidade para internacionalizar a marca própria. Tínhamos ‘know how’, design e alguns contactos. Estávamos um pouco às escuras, mas mesmo assim, avançámos”, explica o designer. No entanto, impor uma marca não é obra do acaso. “A sorte procura-se”, afirma o empresário recordando os primeiros passos da empresa.

A marca Luís Onofre presente em cinco continentes tem-se imposto pelas suas características próprias. As coleções são desenhadas ao pormenor e adaptadas aos climas e culturas de cada país, ou região. “É fundamental saber interpretá-las, para que cada sapato seja muito mais que um simples adereço. Cada sapato tem que refletir a sensibilidade e beleza feminina. O sapato tem que fazer uma mulher sentir-se única e bela”, explica o designer.

Atualmente Luís Onofre exporta para todo o mundo e a empresa de Oliveira de Azeméis é uma referência na moda internacional.

Algumas das mulheres mais famosas do mundo como as princesas Letizia Ortiz, Kate Middleton , Paris Hilton ou a primeira dama norte-americana Michelle Obama , são algumas das personalidades que trazem nos pés as criações de Luís Onofre.

O criador fatura cerca de 10 milhões de euros anuais. No entanto as dificuldades colocadas pela crise aos empresários nacionais não são fáceis de vencer. “Em Portugal vive-se uma situação muito difícil e complicada. As exigências e a carga fiscal são muitas e os incentivos não existem. “Admito que já estive tentado a deixar o país”, diz o empresário.

Ainda assim, a contração económica que se vive na Europa, obriga a procura de novos desafios. “Confesso que tenho algum receio daquilo que aí vem. Por isso, temos que prevenir o futuro e começar já a trabalhar para superar os novos desafios que nos são impostos por esta nova crise”, diz.

O objetivo sair para fora de Portugal foi concluído, agora é sair à conquista do Mundo, mais uma vez para tentar superar as dificuldades económicas colocadas pela contração dos mercados.

“Estamos a trabalhar para tentar entrar no mercado norte-americano. Contudo, trata-se de um mercado muito difícil. Mas temos como mais-valias o design de luxo e a qualidade, argumentos que podem ser determinantes. Só o tempo o dirá. Se o conseguirmos, teremos abertas as portas do Mundo”, assegura Luís Onofre.

Atualmente a empresa Luís Onofre é responsável por 50 postos de trabalho diretos e mais de 150 indiretos.

 

Andreia Rodrigues

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