Nacional

Máquinas de novas faturas esgotadas

No dia 1 de Janeiro entraram em vigor as novas regras de emissão de faturas mas há muitos comerciantes que já fizeram o pedido das novas máquinas registadoras e ainda não as receberam porque estão esgotadas no mercado.

Há comerciantes que optaram por fazer férias forçadas até terem as máquinas. Fotografia do site morguefile.com, por Dieraecherin

Há comerciantes que optaram por fazer férias forçadas até terem as máquinas.
Fotografia do site morguefile.com, por Dieraecherin

Os fornecedores portugueses não conseguiram, até agora, dar resposta à avalanche de encomendas das novas máquinas registadoras. Muitos deles já fizeram pedidos a empresas estrangeiras que também se atrasaram na entrega do material.

Os comerciantes que se atrasaram a fazer o pedido só receberão as máquinas em meados de Janeiro. Muitos deles, para evitarem problemas com o fisco, resolveram “fazer férias” até o material chegar. Outros arriscaram e abriram portas mesmo sabendo que estão a infringir a lei. Outros, ainda, optaram por emitir faturas manualmente.

A Confederação de Comércio e Serviços (CCP) pediu tolerância ao fisco para todos aqueles que fizeram o pedido até ao dia 31 de Dezembro e ainda não receberam as máquinas. João Vieira Lopes, presidente da CCP, em entrevista à RTP, garantiu que “O que se exige é que o governo não considere o comércio e os empresários inimigos e que em vez de entrar numa política de caça à multa tenha em consideração a realidade”.

Os novos aparelhos custam entre 800 a 1.500 euros e muitos comerciantes foram obrigados a fechar portas por temerem não conseguir recuperar o dinheiro gasto.

Clique para aceder ao documento em pdf:  explicações detalhadas sobre as novas regras na utilização de programas informáticos de faturação.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s